segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Impermeabilizantes

Olá!!!

Hoje resolvi falar de um assunto que já me proporcionou muitas dores de cabeça ao longo de minhas dobras: A impermeabilização das peças!

Durante os primeiros anos em que comecei a dobrar modelos mais complexos, não me preocupava com a conservação das peças mas, obviamente, percebia que depois de algum tempo as mesmas começavam a se deteriorar de diferentes formas, desbotamento natural do papel, dobras que cediam, poeira que se impregnava e acabava manchando o modelo, entre outras.

Ao pesquisar um pouco sobre métodos de conservação, acabei descobrindo que o melhor deles é a impermeabilização do papel, que pode ser feita de diversas formas, garantindo diferentes efeitos.

Tenho dado preferência para a goma laca incolor, mas também podem ser usados vernizes gerais, spray, fosco, vitral, termolina, etc, conforme vocês podem conferir no seguinte endereço:

http://likahanyuu.blogspot.com.br/2010/09/origami-acabamento-impermeabilizacao.html

Gostei muito das orientações que encontrei lá, espero que vocês gostem também!

Abaixo seguem fotos de algumas peças que fiz, impermeabilizadas com goma laca:


Vaso feito em papel pardo
Além de impermeabilizar e conferir mais aderência às dobras, a goma laca
deixou o papel mais firme e produziu um efeito mais rústico na peça.


Vaso feito em papel de presente
A presença da goma laca é quase imperceptível, porém 
a conservação é muito boa


Sakuradama feita em papel espelho
Cada módulo foi impermeabilizado individualmente com goma laca
antes da montagem.


Os diagramas das peças mostradas podem ser encontrados nos seguintes links:


Espero que tenham gostado.

Abraços e boas dobras!!

Um comentário:

  1. Estou nessa luta de achar o melhor impermeabilizante, mas segundoo a likahanyuu depende do papel da matéria prima, mas acho a goma laka a melhor.

    ResponderExcluir