sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Origami e educação

Esta postagem em homengam aos professores 15/10 vem um pouco (bastante) atrasada mas, antes tarde do que nunca!
Sou professora e exerço minha profissão na área de educação ambiental e algumas vezes, para minha felicidade, pude aliar a prática de dobrar papel ao ensino dos cuidados com o meio ambiente para a criançada.
Lembrando-me disso e aproveitando para me redimir quanto ao esquecimento desta data tão importante venho  falar da utilização do origami como ferramenta da educação.

O origami, ou dobradura como é popularmente conhecida nos ambientes escolares possibilita o desenvolvimento de diversas habilidades na criança, como a criatividade,o raciocínio lógico, a coordenação motora, a noção espacial além de estimular uma das mais importantes ferramentas para o trabalho com crianças...a imaginação.
Seja construindo figuras, objetos, ilustrando histórias, criando formas desconhecidas ou sólidos geométricos, o exercício de dobrar papel, além de servir como ferramenta pedagógica para o ensino dos conteúdos escolares, constitui-se numa prática prazerosa, dando a sensação de trazer o brincar para dentro da sala de aula.
Aproveitando o comentário sobre brincar, finalizo minha fala deixando o link de uma postagem sobre o assunto no blog da minha amiga e também porfessora Paty, vale a pena conferir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário