segunda-feira, 3 de junho de 2013

Chocobo e Ancient Dragon

Aproveitando que estou com a mão na massa, ou melhor, no teclado, segue mais uma postagem de umas coisinhas que fiz nos intervalos entre a escola e os treinos de Karatê:

Chocobo - Diagrama de Satoshi Kamiya
(Pra quem não sabe é uma referência ao Jogo Final Fantasy)




Ancient dragon - Diagrama de Satoshi Kamiya




  



O chocobo foi um origami muito gostoso e super simples de realizar, já o Ancient Dragon sempre representou um desafio pra mim, mais pela sua aparência, pois na verdade eu sempre relutei em tentar fazê-lo.
Confesso que no final das contas a realização foi mais fácil do que eu imaginava, consegui executar normalmente praticamente todos os passos seguindo apenas as orientações visuais dos diagramas (precisei recorrer ao vídeo apenas uma vez, para executar uma dobra antes do passo 50, cujo número não me lembro agora). Em todo o caso, posso dizer que considero o Ancient Dragon mais fácil de executar do que o mamute, também de autoria de Kamiya, cuja imagem pode ser vista no plano de fundo deste blog.
O resultado ainda não foi o que eu esperava com relação ao acabamento, pretendo fazer outras tentativas, para aperfeiçoar a execução desse origami tão incrível.

Para quem tiver o interesse em tentar, os diagramas, tanto do chocobo, quanto do Ancient Dragon e do Mamute, são do livro Works of Satoshi Kamiya, disponível para download gratuito no seguinte link: http://bookos.org/book/1081495/041af3

Abraços e boas dobras!


De volta, finalmente!!

É...vida de professora não é fácil! Falta tempo até para respirar, que dirá postar novidades por aqui. Mas como o vício de dobrar é mais forte, de algum jeito sempre arrumo um tempinho: uma aulinha vaga aqui, um intervalinho ali, o tempo que o ônibus leva pra chegar à escola, etc, e assim vou dando meu jeitinho de não parar.
Numa dessas folgas aproveitei pra fazer um presente que estava prometido desde o ano passado: Um arranjo de flores em origami!
Eu considero que esse foi realmente o primeiro arranjo que faço...até então eu posso dizer que foram apenas tentativas e o resultado ficou bastante amador.
Para fazer essas flores eu utilizei papel de presente vermelho/dourado, e para as sépalas e folhas, papel (também de presente) verde/dourado.

Abaixo o resultado, que na minha humilde opinião ficou bem interessante:





Usei neste arranjo a rosa Kawasaki, o diagrama dela e também das folhas pode ser encontrado num livro do autor que está disponível para download nesse link http://bookos.org/book/1081495/041af3
Para as sépalas (base da flor) eu utilizei um diagrama desse site: http://www.bloom4ever.com/origami-base-bowtie/page-26.php
E, finalmente, para a impermeabilização das peças eu utilizei verniz spray brilhante Acrilfix da Acrilex.

O presente é para a Aninha, pessoa maravilhosa que tive o prazer de conhecer durante um curso, também maravilhoso, de formação de professores alfabetizadores, chamado Letra e Vida. 

Espero que tenham gostado tanto quanto eu gostei de fazer esse presente e que a presenteada também goste, rsrs.

Abraços, e boas dobras!